A TRANSFUSÃO DE DANGUE PODE MODIFICAR NO RESULTADO DA CIRURGIA CARDÍACA?

A TRANSFUSÃO DE DANGUE PODE MODIFICAR NO RESULTADO DA CIRURGIA CARDÍACA?

IS TRANSFUSION ASSOCIATED WITH GRAFT OCCLUSION AFTER CARDIAC OPERATIONS?

http://dx.doi.org/10.1016/j.athoracsur.2014.09.028

A TRANSFUSÃO DE DANGUE PODE MODIFICAR NO RESULTADO DA CIRURGIA CARDÍACA?

Importante trabalho publicado no Annals of Thoracic Surgery de fevereiro de 2015Avaliação de enxerto em paciente que foram trasnfundidos.Estudo envolvendo 940 pacientes.o risco de oclusão de enxerto foi de 20%.a conclusão mostrou que além de todos os riscos da transfusão há também o risco de oclusão de enxertos.

Introdução

As  transfusões de concentrados de hemácias (TCH) estão associados com o aumento da mortalidade após cirurgia de revascularização do miocárdio (RM), mas não após a cirurgia valvar. 

Transfusões estão associados ao aumento derrames e tromboses venosas profundas após operações cardíacas, bem como o aumento da trombose do enxerto vascular periférico. 

O objetivo deste estudo foi determinar se a transfusão de CH, foram associados a um maior risco de desenvolvimento de um enxerto ocluído após CRM.

Métodos

Pacientes submetidos à angiografia coronária devido a qualquer sintoma após CRM foram analisadas usando modelos de Cox e propensão de pontuação para comparar os resultados com base no status de transfusão de hemácias durante a sua internação para revascularização do miocárdio.

Resultados

Foram analisados ​​940 pacientes. Descobrimos que os pacientes que receberam transfusões foram mais propensos a ter enxertos ocluído na angiografia (hazard ratio [HR], 1,24; intervalo de confiança de 95% [IC], 1,03-1,50; p  = 0,02). Após o ajuste para outros fatores, descobrimos que TCH foi associada com de um aumento de risco de oclusão do enxerto de cerca de 20% (HR, 1,21; 95% CI, 1,07-1,37; p  = 0,003).

Conclusões

A transfusão perioperatória está associada com a oclusão do enxerto após CRM, tanto a nível de pacientes quanto de enxertos. Estes resultados acrescentam ao crescente corpo de evidências de que a transfusão sanguínea homóloga não é isenta de riscos, mas está associada a uma variedade de efeitos adversos incluindo insuficiência intercalar enxerto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *