O coração é um órgão que funciona como bomba que distribui o sangue pelo corpo, sendo dividido em 4 compartimentos, chamados de átrios (2) e ventrículos (dois). Também, faz conexão com grandes vasos, que retornam e distribuem o sangue ao corpo (a exemplo da artéria aorta).
As câmaras cardíacas tem pressões internas diferentes e existem valvas que regulam o fluxo de sangue, algumas patologias e ate mesmo pelo envelhecimento deteriora essas válvulas. Quando isso ocorre, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para reparar (plastia) ou trocar a valva.
A decisão por realizar a cirurgia varia conforme a doença que levou ao dano da valva, idade do paciente, presença de sintomas, outras comorbidades, e muito mais.
A cirurgia de troca ou plastia valvar é feita principalmente em:
1) Válvula aórtica:
Situada na aorta, uma artéria que sai do lado esquerdo do coração e leva sangue para todo o corpo. A válvula pode ter problemas, por exemplo, em doenças congênitas – ou seja, quando o bebê nasce com alguma alteração.
2) Válvula mitral:
exerce uma importante função no lado esquerdo do coração, separando as duas câmaras cardíacas. A válvula pode ser danificada em doenças reumáticas, por exemplo.
A substituição ou “conserto” da estrutura varia conforme a condição clínica do paciente e doença de base (aquela que causou o distúrbio).
Para maiores informações sobre o assunto sobre cirurgia de troca ou plastia valvar, converse com um cardiologista de sua confiança!