INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E INGESTÃO DE SAL

O PORTADOR DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA PODE INGERIR SAL

O PORTADOR DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA PODE INGERIR SAL?

Frente ao doente portador de insuficiência cardiaca (IC) existe sempre um dilema: dieta hipossodica, quanto liberar de sal diariamente ao nosso paciente, para isso buscamos informação na nossa Diretriz de Insufuciencia Cardìaca.           

A orientação da atualização da Diretriz foi influenciada pela polêmica da quantidade permitida de sal adicionado à dieta de pacientes com IC.

Dieta com baixo teor de sódio (2 g) foi associado à redução de ingestão de proteína, ferro, zinco, selenium, vitamina B12, e aumento da ativação neuro-hormonal, o que pode ser prejudicial para estado nutricional do paciente.

Dieta com 6,6 g de sal reduziu ativação neuro-hormonal.

Restrição da ingesta de sal para 3 g só beneficiou pacientes com IC avançada.

Dieta com teor normal de sódio foi associada à melhor evolução, e em metanálise a restrição de sódio aumentou mortalidade.

Entretanto, outros estudos mostraram benefício da restrição de sódio.

Assim, ainda não está bem definido o valor ideal de sódio a ser usado na dieta de pacientes com IC, que deve ser adaptado à situação clínica do paciente.

Orientações para o Tratamento Nutricional de Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica Classe de Recomendação Indicações
I Dieta saudável com adição de até 6 g de sódio, individualizada conforme as características do paciente.  – nivel de evidencia C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *