O coração é um órgão nobre para sobrevivência do ser humano, afinal, é encarregado de distribuir sangue para todo o corpo.
Porém, assim como os demais órgãos, necessita de sangue para o seu funcionamento, sendo às artérias coronárias responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco (vasos que levam sangue rico em oxigênio para o coração).
Quando uma destas artérias coronárias é obstruída, ocorre o infarto agudo do miocárdio, o qual se manifesta com dor no peito, falta de ar, dentre outros sintomas.
O tratamento das patologias das coronárias varia para cada indivíduo, mas em alguns casos, pode ser necessária a realização de cirurgia para que o sangue volte a ser enviado para o coração.
Tal procedimento é chamado de revascularização do miocárdio, popularmente conhecido por “ponte safena”.
Durante a cirurgia, o médico responsável disseca um pedaço da veia safena (situada na perna), e faz uma ponte da aorta (que é uma grande artéria do corpo) para o coração.
Este procedimento devolve o fluxo de sangue ao coração, devolvendo também a qualidade de vida, aumentando a sobrevida e o bem-estar ao paciente.
Alguns cuidados devem ser tomados após a cirurgia, como repouso e uso de medicamentos, os quais deverão ser discutidos com o cardiologista de sua confiança!