Os procedimentos minimamente invasivos dentro da cirurgia cardiovascular surgiram com o intuito de:
- Reduzir o tempo operatório;
- Diminuir a chance de complicações;
- Agilizar o processo de recuperação do paciente;
- Redução de cicatrizes;
Dentre outras vantagens. Ha algum tempo a Troca Valvar Percutânea Aórtica é uma opção disponível no nosso país.
A valva aórtica é uma estrutura extremamente importante para o coração, e evita o refluxo de sangue rico em oxigênio para o coração. Ela está situada entre a aorta e o coração, como vaso extremamente calibroso é responsável por distribuir o sangue para todo o corpo.
Dentre as doenças que podem ter acometimento da valva aórtica estão as doenças do tecido conectivo (presente em várias estruturas do corpo, inclusive coração), doenças reumáticas, além da degeneração causada pelo envelhecimento.
Quando a Troca Valvar Percutânea for uma opção, o procedimento é realizado através de uma pequena punção (pequeno furo) na virilha do paciente.
Durante a cirurgia, o médico responsável disseca um pedaço da veia safena (situada na perna), e faz uma ponte da aorta (que é uma grande artéria do corpo) para o coração.
As indicações para esta técnica cirúrgica endovascular variam conforme o quadro clínico e outras condições de saúde do indivíduo. Para maiores informações sobre o assunto, consulte um cardiologista de sua confiança!