REPARO DA VÁLVULA AÓRTICA x OPERAÇÕES DE PRESERVAÇÃO DA VALVA AÓRTICA

Aortic valve repair and aortic valve–sparing operations

Tirone E. David, MDDivision of Cardiovascular Surgery, University of Toronto

http://dx.doi.org/10.1016/j.jtcvs.2014.11.019

O nosso espetacular cirurgião nos brindou com este editorial, onde através de sua simplicidade corriqueira discorre sobre a cirurgia conservadora da valvula aortica. Como tudo que o Dr Tirone produz vale muito a pena.

As tentativas de correção da insuficiência aórtica por meio de reparo da valva aórtica começaram  logo após o advento da cirurgia cardíaca aberta.  Correção do prolapso da cúspide foi realizada por sutura das margens livres de 2 cúspides das comissuras à parte central ou por excisão pela não coronariana aórtica e seios, transformando um tricúspide em uma válvula aórtica bicúspide. 1 , 2 

Nos primórdios  da cirurgia cardíaca, extensão da  cúspide aórtica com fascia lata também foi feito para corrigir a insuficiência aórtica.  

A falta de imagem adequada da válvula aórtica tem limitado a aplicação destas técnicas e o desenvolvimento de novas.

A Ecocardiografia mudou tudo isso e teve efeito decisivo sobre a nossa capacidade de examinar a válvula aórtica, selecionar pacientes para reparo da valva aórtica, e avaliar a função da válvula intra-operatório e pós-operatório.

A válvula aórtica é melhor descrito como uma unidade, a raiz da aorta, que é feito de vários componentes. 

As cúspides aórticas são, certamente, o mais importante, mas a junção aortoventricular, os seios da aorta, e da junção sinotubular também desempenham um papel na forma como as cúspides abrem sem obstrução durante a sístole e se fecham sem fugas durante a diástole. 

A frase “a forma segue a função” é certamente aplicável à raiz da aorta, e embora tenhamos aprendido muito a respeito de como os vários componentes da  raiz da aorta interagem, ainda há muito a ser aprendido.

Como estudante da raiz da aorta, fui surpreendido com a variabilidade no aspecto físico da raiz da aorta em indivíduos com funcionando normal da  válvula aórtica, bem como antes e depois de operações que preservar as cúspides aórticas nativas.

Anos atrás, e eu Feindel 4 cunhamos  o termo operações de preservação da valva aórtica para descrever procedimentos conservadores sobre a valva aórtica em pacientes com raiz da aorta ou aneurismas da aorta ascendente. 

Alguns anos mais tarde, classificamos as operações da valva aórtica em 2 subgrupos, de reimplante da válvula aórtica e remodelamento da raiz da aorta . 5 

Esta nova nomenclatura cirúrgica foi uma tentativa de definir os vários tipos de procedimentos cirúrgicos que usamos para preservar a válvula aórtica em pacientes com aneurismas. 

Portanto, devemos usar o termo operações de preservação da valva aórtica só quando substituímos um ou mais seios da aorta e preservamos  as cúspides aórticas nativas e o termo reparo da valva aórtica , quando as cúspides são reparadas e os seios da aorta são deixadas intactas. 

Reparação das válvulas aórticas é muitas vezes necessário durante as operações de preservação da valva aórtica para garantir coaptação adequada da cúspide.

A Associação Americana de Cirurgia Torácica da aorta Symposium, originalmente criado por Randall Griepp e colegas, tem sido um excelente fórum para disseminar o conhecimento sobre a gestão de doenças da valva aórtica e aorta. O último simpósio não foi exceção. 

Várias apresentações focadas em operações conservadoras sobre a válvula aórtica, e este editorial incidirá sobre o assunto.

Operações conservadores sobre a valva aórtica são agora parte do arsenal cirúrgico para tratar pacientes com insuficiência aórtica ou aneurismas da raiz da aorta. 

Embora alguns pesquisadores acreditam que eles conferem um benefício de sobrevivência,  a duração de follow-up é muito curto para comparação significativa com os pacientes com substituição da válvula. 

Creio que estas operações só deve ser feito quando as cúspides aórticas são razoavelmente normais, exceto, talvez, no caso de crianças e adultos jovens, para os quais os resultados da troca pode não ser satisfatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *