Simplici-T Annuloplasty Band for Mitral Valve Repair for Degenerative Disease
http://dx.doi.org/10.1016/j.athoracsur.2014.06.016
Tamanhos e dimensões dos anéis de anuloplastia e bandas é variável com base em distâncias ou estimativa da área folheto anterior intertrigonal ou intercomissurais.
Este estudo analisa os resultados da plástia mitral utilizando a banda de anuloplastia Simplici-T sem predeterminar o seu comprimento.
Pacientes com insuficiência mitral (IM) degenerativa.
O Simplici-t ® sistema é a primeira banda flexível para eliminar a necessidade de dimensionamento tradicional, proporcionando um ajuste personalizado para cada paciente e requerendo menos espaço de inventário.
Métodos
Trezentos e trinta e sete pacientes consecutivos (idade média, 58 anos; 69% homens) foram submetidos a plastia da valva mitral por IM como resultado de uma doença degenerativa (52% prolapso de duplo folheto e 36% prolapso da cúspide anterior).
Prolapso do folheto foi corrigido pela substituição de cordas com suturas Gore-Tex e, ocasionalmente, uma ressecção triangular.
A plastia mitral posterior com uma banda Simplici-T (tamanho médio 70 milímetros; intervalo, 52-80 mm) foi realizada a partir da lateral aos trígonos fibrosos.
Redução anular foi realizada seletivamente nas comissuras, falsos comissuras e áreas de ressecção do folheto posterior.
Função da válvula mitral, gradientes e áreas foram avaliadas no período perioperatório e, anualmente, durante um período de acompanhamento médio de 4,1 anos (intervalo interquartil, 2,7 a 5,4 anos) e foi de 98% completa.
Resultados
Houve dois óbitos operatório e 7 tardios; sobrevida em cinco anos foi de 97,2%. Três pacientes receberam alta do hospital com IM leve a moderada, e durante o acompanhamento de um total de 14 pacientes tiveram IM maior do que leve e um paciente teve IM maior do que moderada.
Novo reparo da válvula mitral foi realizada em um paciente que apresentou estenose mitral. Livre de IM maior do que leve em 5 anos foi de 93,3%.
Conclusões
Redução seletiva do anel mitral com uma faixa posterior, sem predeterminar o seu comprimento durante o reparo da valva mitral para MR degenerativa proporciona excelentes resultados funcionais